Clica.net
Publicar Conteúdo
21/04/2011 - Datas comemorativas: sinônimo de vendas!

Foi-se o tempo em que as pessoas se alegravam pela chegada do bom velhinho, que os pais se vestiam de ?Papai Noel? para fazer a alegria da garotada. Foi-se o tempo também que, nas escolas e até mesmo em casa, as mães e as tias da escolinha faziam pegadas de coelhos para atrair as crianças até os ovinhos.
Todas essas fantasias que eram construídas quando éramos crianças, hoje, não existe mais. São poucas as famílias que tratam esse assunto da maneira como era conduzido uns anos atrás.

Obviamente que crianças não sabem o real sentido de uma data comemorativa, como é o Natal e a Páscoa. O único interesse é ganhar o ovo de chocolate e um presente, seja qual for.

Crianças têm esse direito em pensar dessa forma. Estão em sua formação primária, merecem ver o mundo de um ângulo menos tenso, digamos assim, mas o adulto não e é por isso que, hoje, mais do que nunca, os comércios abusam das datas comemorativas que viram, única e exclusivamente, sinônimo de vendas, de comércio puro.

As empresas se preparam durante o ano, treinando suas equipes para avantajar oportunidades de compra, fazendo de seus colaboradores pró-ativos. Também oferecem inúmeras facilidades de pagamento, utilizando cartões, cheques, descontos a vista, mas vale lembrar que, para isso, toda e qualquer empresa faz um planejamento para que todo esse investimento valha a pena e não se converta em muitos vendas, porém de consumidores inadimplentes.

Dentre as principais datas comemorativas de comércio estão: o dia das mães, o dia dos namorados, o dia dos pais, o dia das crianças e o natal. Datas que são apelativas, que mexem com o lado emocional e afetivo das pessoas.

Um agravante a isso, é que, no dia das crianças, bem como na Páscoa, as empresas se aproveitam das tendências de desenhos que estão no auge para conquistar as crianças, sabendo que, as crianças não têm o poder de compra, mas podem pedir aos pais, que, certamente, efetuarão a compra.

Uma opinião e um conselho: datas comemorativas são para ser vivenciadas de acordo com o que realmente são, aderindo ao seu real sentido, não as fazendo como comércio e, ao invés de gastar dinheiro, comprando e comprando, espere passar a época e verá como os preços despencarão, tornando muito mais acessível ao seu bolso.


Comentários

Pesquisar


Facebook


Parceiros



Parceiros: Bolsa de Valores | CPMStar Sponsorship Code
© Clica.net - Todos os Direitos Reservados