Clica.net
Publicar Conteúdo
03/08/2016 - Dores Musculares: Causas e Dicas para quem tem

Era um jogo informal de basquete com os amigos. Algo não muito sério. Mas um dia e meio depois, você quase não pode se mover. Você está tão rígido, que sente como se em uma noite tivesse envelhecido uns 100 anos. Cada vez que tenta mover-se, seus músculos gritam, "Pare! Está doendo!" O que está acontecendo?

Bem, atleta de fim-de-semana, você se excedeu e seu corpo está lhe avisando. Forçar demais os músculos causa na realidade o rompimento das fibras musculares, diz a especialista em medicina esportiva e corredora de classe mundial. Em situações ideais, você poderia ficar em forma sem ter que ficar tenso e dolorido. Mas a maioria de nós crê que temos que nos exceder para assim sentir que temos feito algo.

Aliada às minúsculas rupturas que ocorrem nas fibras musculares, os músculos se incham ligeiramente, e a acumulação de produtos de degradação dos músculos, como enzimas, contribuem para as sensações de rigidez e dor.

Outra causa comum de dor muscular é uma câimbra, um espasmo agudo do músculo que pode jogá-la ao chão agarrando-se ao músculo dolorido e gritando de dor. As câimbras musculares podem ser causadas por qualquer coisa que interfira com os mecanismos que fazem com que os músculos se contraiam e se relaxem. As câimbras musculares indicam que não está chegando suficiente sangue à área. O músculo se ressente e responde com dor.

Saber a forma com que os músculos se contraem e se relaxam pode-lhe ajudar a entender por quê ocorrem as câimbras musculares e como evitá-las. Para que os músculos se contraiam, o cérebro envia uma mensagem elétrica de "contração" através dos nervos aos músculos.

Quando este sinal chega ao músculo, os minerais sódio e cálcio do interior do músculo e o potássio do exterior do músculo se movem e fazem com que o sinal flua ao longo do músculo, fazendo com que este se contraia. Para que os músculos se contraiam e se relaxem adequadamente, necessitam das concentrações apropriadas dos minerais e ainda um abastecimento adequado de gordura, açúcar, e oxigênio.

O músculo tem um espasmo porque você lhe causou um trauma de alguma forma. Geralmente, isto é um sinal de que o músculo esgotou seu glicogênio, seu abastecimento de energia, e que há demasiados produtos de desgaste na área. Em resposta, o músculo sofre um espasmo. Por sua vez, os espasmos reduzem o fluxo de sangue, o que causa dor. A dor então causa mais espasmos, o que causa ainda mais dor.

Uma dica para quem tem dores musculares constantes é optar pela meditação ou pelo reiki. Estas artes são ótimas não só para o corpo mas para a cabeça.





Autor: Di Nava

Comentários

Pesquisar


Facebook


Parceiros



Parceiros: Bolsa de Valores | CPMStar Sponsorship Code
© Clica.net - Todos os Direitos Reservados