Clica.net
Publicar Conteúdo
23/04/2011 - Riscos das horas extras

Ah, o trabalho. Para muitos, sinônimo de tristeza, para outros, sinônimo de satisfação. Em nosso dia a dia podemos perceber que inúmeras pessoas trabalham por prazer, outras trabalham apenas por dinheiro e muitas são frustradas por não trabalharem na área que gostariam, mas trabalham em outras áreas por necessidade, sobrevivência.Um caso muito polêmico na relação empregado x empregador ou chefe x subordinado ou ainda, superior x colaborador são as horas extras.

Existem empresas que, ao invés de pagar as horas extras ao seu colaborador, as transformam no famoso banco de horas. Teoricamente o banco de horas seria assim, um funcionário trabalhou quatro horas a mais, é feito um acordo oral a respeito dessas horas, para, de repente, esse colaborador sair mais cedo ou entrar mais tarde. Contudo, não há pagamento em dinheiro para o chamado banco de horas e nem sempre funciona da maneira mencionada, o que não é legal.

Horas a mais trabalhadas por todo e qualquer funcionário devem ser computadas e revertidas em dinheiro.

Um estudo feito na Europa mostrou que fazer horas extras pode aumentar em 60% a chance de o colaborador sofrer de uma doença cardíaca.

Foram estudados 6 mil funcionários e foram constatados, aproximadamente, 400 casos de colaboradores que sofreram ataques cardíacos fatais ou que tiveram infartos por trabalhar cerca de 10 e 11 horas por dia.

Os médicos afirmam que essas pessoas que fazem muitas horas extras são pessoas muito preocupadas com sua carreira e vão trabalhar até mesmo doentes.

Segundo uma epidemiologista que atuou na pesquisa, essa informação não pode ser dada ainda como definitiva e que serão necessários mais estudos para tal comprovação.

Já outro médico, também participante da pesquisa, relatou que muitas informações e dados do estudo já eram do conhecimento dos médicos, como o equilíbrio que deve haver entre trabalho e tempo livre de lazer, de modo que o indivíduo tenha uma vida saudável e promova seu bem-estar.


Comentários

Pesquisar


Facebook


Parceiros



Parceiros: Bolsa de Valores | CPMStar Sponsorship Code
© Clica.net - Todos os Direitos Reservados