Como evitar os vírus de computador?

Tenho visto muita gente por ai, pegando vírus a toa, então decidi escrever esse artigo pra ensinar algumas dicas práticas pra você, que vão te ajudar a nunca mais ter problemas com vírus de computador, novamente.

O que é um virus? – Um vírus é simplesmente um programa de computador que executa códigos maliciosos assim que aberto em sua máquina. Geralmente, os vírus são mais destinados a sistemas operacionais Windows. Um programa de computador possui determinada função, por exemplo, o Word é um programa editor de textos, o Excel é um programa para criação de planilhas, o vírus também é um programa, só que sua função é realizar tarefas que o seu criador definiu, tal como deletar seus arquivos, roubar senhas do seu computador, e muitas outras coisas.

Como evitar os vírus?

A seguir, vou descrever alguns passos importantes a serem tomados, para evitar os vírus.

Instale um anti-vírus – É muito importante ter um anti-vírus instalado em seu computador, porém o anti-vírus não protege completamente, existem diversos vírus que ainda não são capturados pelos anti-vírus por mais que eles estejam atualizados. E se sua máquina for infectada por algum vírus, o anti-vírus pode até remover, mas não é garantido que a remoção seja completa.

Cuidado com arquivos .EXE, .SCR, .BAT, .COM, .CPL, .LNK - Todo arquivo possui uma extensão, os vírus no geral são aplicativos e possuem estas extensões citadas acima. Se você receber um e-mail de algum conhecido, e este falar pra você clicar no link para ver a “imagem” e você clicar e se deparar com o seguinte:

 

Observe atentamente as linhas em vermelho. Se o tipo de arquivo for Aplicativo, cancele o download pois é vírus. Todo vírus vai aparecer como Aplicativo, se fosse uma imagem mesmo, apareceria Tipo: Imagem/Jpeg, e na extensão apareceria .jpg, e o ícone estaria diferente. Esse ícone branco com um topo azul é ícone padrão de aplicativo, e deve se tomar muito cuidado em abrir arquivos assim.

Faça downloads em sites confiáveis – A maioria dos jogos de computador ou programas como FileZilla e etc, são aplicativos e tem a extensão .EXE, então o ideal é fazer downloads desse tipo, em sites confiáveis com o Baixaki, SuperDownloads, que já tem uma equipe pra testar os programas e verificar se tem vírus ou não, inclusive a maioria dos desenvolvedores enviam lá por conta própria.

VirusTotal.com – Se desconfiar de algum arquivo, verifique ele no www.virustotal.com, esse site permite que você envie um arquivo suspeito para ser analisado por 43 anti-vírus diferentes, após a análise você poderá ter mais certeza se o arquivo é confiável ou não, e executá-lo em sua máquina.

Mantenha o Windows e todos os programas do seu computador, atualizados – Muitos programas de computador, inclusive o próprio Windows possuem falhas (bugs) que podem ser exploradas por alguém mal-intencionado e este conseguir rodar algum arquivo .EXE na sua máquina, fazendo com que ela pegue vírus. Por via das dúvidas, só acesse sites confiáveis, existem muitos sites geralmente sites com cracks e serials, que induzem você baixar arquivos maliciosos no seu computador, e geralmente estes sites podem explorar vulnerabilidades na sua máquina também e até rodá-las caso encontre.

Cuidado com PenDrives – Existe um vírus que se espalha por PenDrive, geralmente em computadores de LanHouses se você colocar seu PenDrive lá, certamente o vírus vai infectar seu PenDrive e quando você colocar na sua máquina e abrir, sua máquina será infectada também. Esse vírus cria um arquivo chamado autorun.inf no seu PenDrive e faz uma cópia dele mesmo para o PenDrive, só que estes arquivos ficam ocultos e você não poderá vê-los. Para saber se seu PenDrive está infectado é simples, basta colocá-lo no seu computador e quando aparecer a janelinha “Abrir Com…“, verifique se a opção padrão está assim:

Abrir pasta para exibir arquivos – Usando programa fornecido no PenDrive ou Open Folder to View Files – Usando programa fornecido no PenDrive.

Se tiver escrito isso, seu PenDrive está infectado, a solução é baixar um programa chamado PenCleaner, para remoção do vírus, ou abrir o PenDrive com o Explorer, tirar seus arquivos de lá e formatar.

O PenDrive, deve aparecer a frase Abrir pasta para exibir arquivos – Usando o Windows Explorer, e é essa a opção que você deve selecionar para não rodar o vírus.

Monitore os processos do seu computador – Utilize o programa ProcessExplorer para monitorar tudo que está sendo executado no seu computador. Os vírus costumam ficar em execução o tempo todo, só que de forma oculta. Com o ProcessExplorer que é um Gerenciador de Tarefas melhorado, você pode ver tudo que está rodando no seu computador e se tiver algo suspeito, você poderá finalizar o processo e retirar da inicialização com o msconfig (Iniciar / Executar / msconfig).

Instale uma máquina virtual para rodar aplicativos – Se você precisa estar rodando arquivo .EXE (aplicativo) toda hora, o ideal é instalar uma máquina virtual e usar ela pra rodar esses aplicativos. Se o vírus infectar a máquina virtual, é só você formatar ela e reinstalar novamente, o vírus não irá afetar seu computador nem prejudicar seus arquivos importantes. Existem vários programas para criação de máquinas virtuais, o Vmware por exemplo.

É isso ai, seguindo os passos acima já ajuda a se livrar pra sempre dos vírus, compartilhem suas dicas abaixo também para ganharmos mais experiência.